Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Jornada de Odontologia do Agreste teve p?blico recorde

Jornada de Odontologia do Agreste teve p?blico recorde

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) realizou com sucesso a I Jornada de Odontologia da Região Agreste, no auditório do Centro de Treinamentos da Emater-RN, em São José do Mipibu.

A jornada, que teve o apoio  do governo do Estado e da prefeitura de São José do Mipibu, contou com a participação de cerca de 200 profissionais da odontologia de diversos municípios da região do Agreste. Dentistas, atendentes de consultório dentário e técnicos em higiene bucal dos PSFs, CEO´s e Unidades Básicas de Saúde participaram das palestras.

A palestra inicial abordou o tema  “A Inserção do Cirurgião-Dentista no SUS” proferida pelo professor da UFRN, Dr. Ângelo Giuseppe Roncallli de Oliveira.

"Política Nacional de Saúde Bucal" foi o tema da palestra do representante da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o Dr. Francisco Edilberto Gomes Bonfim.

“A Saúde Bucal no âmbito dos Municípios”  foi a palestra da  Dra. Cláudia Frederico de Melo, representante do grupo Técnico de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

O grupo Teatral Saúde Popular do Município de Nísia Floresta fez uma apresentação especial na quarta-feira para os participantes da jornada, com trecho da peça “Sorriso Lindo”, onde os integrantes mostraram a importância de se cuidar da saúde da boca.

Dentro da política de humanização do Sistema Único de Saúde, a  Dra. Íris do Céu Clara Costa, professora da UFRN, falou sobre “Acolhimento”, uma maneira mais solidária de atender os usuários do SUS..

Na Quinta-feira

O chefe de departamento de Odontologia da UFRN, professor Antônio de Lisboa Lopes da Costa, proferiu palestra sobre “Câncer Bucal”  e outras enfermidades da boca.

“Urgências e Traumatismo Dentário” foi outra palestra da jornada, que ficou a cargo do Dr. Marcílio Dias Chaves de Oliveira, professor da UFRN.

Encerrando a jornada científica, o Dr. Glaúcio de Morais e Silva abordou o tema “Terapêutica Mendicamentosa em Odontologia”.  A  palestra despertou tanto interesse da categoria que o Dr. Gláucio vai disponililizar o seu conteúdo em breve no site do CRO-RN, ficando assim mais fácil para consulta.

Para os ACDs e THDs, a jornada ofereceu cursos de atualização para esses profissionais.

Na quarta, das 10 às 12 horas, Shirley Caminha, representante da Oral B, falou sobre “Higiene Oral – Uso de Escovas e Fios Dental” .

Já na quinta-feira, das 8 as 12 horas – a Dra. Rossana Mota Costa ministrou a palestra “Atualização para as ACDs”, abordando vários aspectos do atendimento dessas profissionais. 

Outras Notícias