Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Flor da Pele abre comemorações dos 40 anos do CRO-RN

Flor da Pele abre comemorações dos 40 anos do CRO-RN

As comemorações dos 40 anos de criação do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) iniciam no próximo dia 25 de abril, quarta-feira, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, com a entrega dos prêmios aos jornalistas vencedores do II Concurso Imprensa sobre Saúde Bucal no RN.

Em seguida, a Companhia de Teatro 4 Essências encena a peça a Flor da Pele. O grupo teatral é formado por uma equipe multiprofissional com dentistas, médicos, agentes de saúde, enfermeiras, psicólogo, professores, assistente social, auxiliar de enfermagem e usuários dos grupos existentes nas unidades de saúde. O início da premiação será às 19h30min, com a entrega de dois cheques no valor de R$ 1.500,00 cada para vencedor  nas categorias Impressos e Eletrônicos.

No total, cinco trabalhos estão concorrendo aos prêmios de R$ 1.500,00 em cada categoria. Os vencedores de cada categoria serão somente conhecidos na hora da premiação. A solenidade oficial será presidida pelo presidente do CRO-RN, o Cirurgião-Dentista Eimar Lopes de Oliveira.

Em seguida a premiação, o CRO-RN apresenta a peça A Flor da Pele, com direção de David Razén, que faz parte do projeto A Arte de Educar com Saúde, uma iniciativa inovadora de profissionais de diversas Unidades de Saúda da Família da Zona Norte de Natal.

A produção geral do espetáculo é das cirurgiãs-dentistas Lúcia Régia e Tereza Perez, do Programa de Saúde da Família (PSF) do Conjunto Panatis, com produção artística das médicas Ana Lilian Protásio de Lima (PSF-Igapó), Maria de Fátima Sousa Medeiros (PSF-Panatis) e Sheilla Medeiros de Souza (PSF-Vista Verde), além da enfermeira Frankleide Maria de Morais Silva (PSF-Igapó).

O projeto tem como objetivo modificar o comportamento assistencialista para dar uma oportunidade a uma visão holística humanizada, priorizando a prevenção e a promoção da saúde através de encenação  teatrais, explica a dentista Lúcia Régia.

Segundo ela, o grupo teatral começou com as dentistas fazendo um trabalho de prevenção odontológica nas escolas do conjunto Panatis, em 2004. Numa dessas atividades, as cirurgiãs-dentistas Lúcia e Tereza conheceram o diretor chileno, David Razén, que fazia oficinas de pinturas nas escolas.

As dentistas em contato com Razén descobriram que ele também realizava oficinas de teatro e o convidaram para fazer uma na Unidade de Saúde do Panatis.

"A partir dessa primeira oficina, surgiu a idéia de se fazer um trabalho educativo com a comunidade usando a arte, diz Lúcia Régia.

A cirurgia-dentista salienta que as primeiras oficinas teatrais tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e originaram os grupos Ser Humano, do Conjunto Panatis, e a peça Panatis Encena Vivenciando o PSF, que foi apresentada em julho do ano passado no teatro da Fundação José Augusto.

!A partir dessa peça, outros profissionais da saúde se interessaram pelo teatro e hoje participam da Companhia de Teatro 4 Essências, que reúne mais de 25 componentes, entre profissionais da área de saúde e pessoas da comunidade", afirma Lúcia Régia.

A Peça A Flor da Pele é uma peça que mostra situações surrealistas vivenciadas pela mulher no seu dia-a-dia, bem como tem apresentação de dança do ventre e um quadro de mágica, com Rian, o Mágico.

Segundo as produtoras, as situações encenadas levarão o espectador a ver a mulher profissional de saúde entrando em contato com a sua verdadeira essência, com todas as suas virtudes e defeitos, os seus momentos de glória e de ocaso.

O espetáculo terá duração média de 1h30min e os convites podem ser obtidos na sede do CRO-RN. O presidente do conselho, Eimar Lopes de Oliveira, diz que o apoio que a entidade dá para a realização desse espetáculo é o reconhecimento pelo belo trabalho que estes profissionais da área de saúde realizam nas comunidades da Zona Norte, utilizando a arte como meio de promover a saúde bucal.

"O primeiro trabalho sobre o PSF apresentado no ano passado credencia este grupo a participar do início das comemorações dos 40 anos do CRO-RN, que em 4 de julho terá uma grande festa da Odontologia no Centro de Convenções de Natal", disse Eimar Lopes.

FICHA TÉCNICA

Direção: David Razén

Produção Geral: Lúcia Régia Tereza Peres

Produção Artística: Ana Lilian Protásio Frankleide Morais,

Maria de Fátima Medeiros , Sheila Medeiros

Produção de Textos: Tereza Píres.  Fátima Medeiros, Lúcia de Fátima Azevedo

Autoria de Textos: Aparecida Souza Ana Bezerra Rossana Pinheiro

Editoração de Vídeo: Paulo Novais

Música: David Razen

Iluminação: Teatro Alberto Maranhão

Maquiagem: Nalva Melo

Cenografia e Figurino: David Razén, Frankleide Morais Fabíola Morais

CORPO DE ELENCO

Nome:  Diego Henrique Oliveira Souza

Programador Frankleide Maria de Morais Silva

Enfermeira Gabriela Paulino

Estudante/atriz Gizar Farias e Silva Câmara Agente de saúde Henry Salgueiro Barcelini

Professor Irineide O. M. L. Barros

Agente de saúde Karinna Ribeiro Dantas

Professora Lúcia de Fátima de Lima Azevedo

Assistente social Lùcia Régia Cacho Faria

Dentista Maria de Fátima Macedo

Auxiliar de secretaria Maria de Fátima Sousa de Medeiros

Médica Maria Luzinete G. da Costa Araújo

Dentista Najara Medeiros de Macedo

Psicóloga Ruth Pereira de Souza

Estudante/atriz Tereza Cristina Pires da Cruz

Dentista

PARTICIPAÇÃO ESPECIAIS DAS CRIANÇAS: Ana FlÁvia Cacho Faria Maria Carolina França ; Dantas Nathália Lima Barros e  Rafaela de Souza Teixeira

CONVIDADO ESPECIAL: Rian Mágico profissional

 

Outras Notícias