Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN pede a interdição do setor de odontologia da unidade de Soledade II

Mofo e rachadura no teto levaram a Fiscalização do CRO-RN pedir nesta quarta-feira a interdição do setor de odontologia da  Unidade de Saúde Soledade II, na Zona Norte, onde funciona ESF (ex-PFS).

Após denúncia dos cirurgiões-dentistas que trabalham nas Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do posto de Saúde, localizado no conjunto Soledade II,  uma equipe de Fiscalização esteve nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, naquela unidade e constatou que os profissionais não têm condições de trabalho.

Segundo a diretora da unidade, Elvira Maranhão de Freitas, o departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Saúde de Natal já tem conhecimento do problema, mas nenhuma providência foi tomada até agora.

A equipe de Fiscalização do CRO-RN verificou in loco o problema, com a presença do presidente, Eimar Lopes, que ouviu as reclamações dos CDs e Auxiliares em Saúde Bucal.

Além do mofo e da rachadura no teto, a diretora da unidade disse que a unidade que tem atendimento básico e da ESF também sofre com problemas elétricos, hidráulicos e no esgoto.

A diretora mostrou outras salas da unidade com problemas no teto. Segundo ela, o problema já vem da outra administração. Elvira explicou que antes de uma reforma, havia duas salas para a odontologia. Depois das obras, uma parede foi retirada para ampliação do setor odontológico.

Os profissionais de saúde bucal resolveram agora parar o trabalho porque a rachadura no teto de concreto tem aumentado e eles temem que a qualquer hora possa haver um acidente, colocando em risco também os pacientes.

Desde o dia 29 de novembro que não há atendimento na sala que abriga dois consultórios dentário, com a população sendo a grande prejudicada.

O presidente do CRO-RN conversou com a diretora e os profissionais de saúde bucal da unidade, que foram orientados a não trabalharem até que a secretaria Municipal de Saúde de Natal faça uma avaliação nas rachaduras do teto e emita um parecer informando se há risco ou não de desabemento.

O CRO-RN vai enviar para a secretária Municipal de Saúde, para a Covisa e para o Ministério Público um relatório das condições físicas do prédio da Unidade de Soledade e pedindo  a interdição do setor odontológico.

A diretora Elvira reclamou também da falta de médicos nas Equipes de Saúde da Família. Segundo ela, a unidade deveria ter quatro médicos nas equipes, mas apenas um está trabalhando. Os outros sairam e não foram substituídos.

Existe na unidade 4 equipes de Saúde Bucal com dentistas e auxiliares, mas que não estão trabalhando nos consultórios por falta de condições.

Nesta terça-feira, uma mãe estava indignada porque o seu filho precisa de tratamento dentário, mas não foi atendido devido aos problemas no consultório. Segundo ela, agora que o filho entrou de férias e tinha condições para realizar o tratamento, os dentistas não estáo podendo trabalhar.

O presidente do CRO-RN espera que a secretaria Municipal de Saúde realize as obras necessárias para que os profissionais possam voltar a atender a população.

"Eu até entendo a secretária municipal de Saúde que pediu um prazo para realizar as melhorias nas unidades, porém eu não vejo na atual administração uma mudança quanto a colocar a saúde como uma prioridade", afirmou Eimar Lopes.

Outras Notícias