Arquiteta da Saúde tem reunião com servidores do Centro de Referência Odontológica

Para conhecer detalhes da reforma do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, na Ribeira, os servidores dessa unidade tiveram na última terça-feira, dia 21, uma reunião com a arquiteta do departamento de Engenharia da secretaria municipal de Saúde.

A reunião foi no CRO-RN com a participação do presidente Eimar Lopes, que também é servidor no Morton Mariz, dos CDs plantonistas e da comissão de funcionários que acompanham a execuçaão da obra, além do presidente do sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares Farias Jíunior.

A arquiteta Roseneide Gomes mostrou que a licitação para a reforma do Morton Mariz, vencida pela empresa Empec, de João Pessoa, só contemplou a troca do telhado telha de amianto pelas telhas colonial (cerâmica) e mais a colocação da laje para substituir o antigo forró de gesso do prédio, além de criar um estacionamento interno para os plantonistas da noite.

Com relação as reivindicações dos servidores, como a sala de drenagem, o laboratório de prótese e o refeitório, a arquiteta explicou que estas obras devem ser feitas a partir de um aditivo no contrato com a construtura.

A legislação permite que este aditivo chegue a 50% da obra, ou seja, cerca de R$ 65 mil.

A arquiteta disse que o departamento de Engenharia da secretaria municpal de Saúde vai fazer as adequações do projeto e solicitar o aditivo. Como estas adequações dependem de recursos, os servidores presentes à reunião a princípio abriram mão da sala de drenagem, priorizando o laboratório de prótese e o refeitório para agilizar a conclusão da obra.

Os presidentes do CRO-RN e do SOERN com os representantes da comissão de servidores também decidiram solicitar o retorno da urgência do Morton Mariz numa sala do edifício José Passos, na praça Augusto Severo, na Ribeira, onde fica localizada o Distrito Leste.

Na quarta-feira, dia 22, uma reunião com a chefe do Distrito Leste discutiu essa possibilidade de montar dois consultórios para atender a população, que ficou sem este tipo de atendimento desde o fechamento do Morton Mariz no início de maio.

Diariamente, várias pessoas ainda procuram o Morton Mariz para atendimentos de urgência, já que a unidade é de referência na odontologia, funcionando como uma espécie de hospital walfredo Gurgel.

Segundo o presidente do SOERN, o buco-maxilo-facial Ivan Tavares, desde o fechamento do Morton Mariz, o número de atendimentos no hospital Walfredo Gurgel cresceu muito. Ivan Tavares é plantonista dessa área naquele hospital.

O presidente do CRO-RN, como servidor do Morton Mariz, disse que os servidores estão querendo trabalhar, basta que a secretaria Municipal de Saúde viabilize um local no bairro da Ribeira para receber o setor de urgências.

"O Morton Mariz tem uma localização estratégica e recebe pessoas de vários bairros da cidade. Não adianta transferir estes profissionais qualificados daqui para outras unidades, o que tem que ser feito é achar um local aqui mesmo no bairro da Ribeira para instalar os consultórios mesmo de forma provisória enquanto acontece a reforma do Morton Mariz", disse Eimar Lopes.