Bolo para marcar 2 meses do fechamento do Morton Mariz

Os servidores do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, na Ribeira, fizeram nesta terca-feira, dia 14, um ato para marcar os dois meses do fechamento da unidade para reforma.

Um bolo foi oferecido pelo Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) para os servidores, marcando 2 meses da paralisação do atendimento na unidade, que antes de ser fechada para reformar, em maio, atendia cerca de 6 mil pessoas por mês.

Os presidentes do Conselho Regional de Odontologia, Eimar Lopes, e do SOERN, Ivan Tavares Farias Júnior, cobraram da secretaria Municipal de Saúde e da prefeitura mais rapidez nas obras de recuperação do prédio, que foi interditado em maio depois que parte de um forro de gesso caiu numa das salas de atendimento.

Para Eimar Lopes, as obras de reforma estão muita lentas e até agora o setor de engenharia da Prefeitura de Natal ainda não mostrou para as comissões dos servidores do Morton Mariz quais os serviços serão executados.

O presidente do SOERN diz que a morosidade no andamento da reforma prejudica a população mais carente que precisa dos serviços dessa unidade, que é uma referência no atendimento de procedimentos odontológicos. "Os dentistas e demais servidores do Morton Mariz querem trabalhar, mas até agora quase nada foi feito no prédio", diz Ivan.

Além dos presidentes do CRO-RN e SOERN, também participou do ato a presidente do Sindicatos dos Servidores Municipais de Saúde, Sônia Godeiro.

No interior do prédio, o que se vê até agora são poucos operários trabalhando. Apenas o antigo forro de gesso foi retirado e outros pequenos serviços foram realizados.

Agora sem o forro, fica visivel os buracos nas telhas de amianto, por onde a água da chuva entrava e ficava armazenada no forro, originando as goteiras que levaram a interdição do prédio.

Na próxima terça-feira, os servidores do Morton Mariz marcaram uma reunião para cobrar do setor de engenharia da prefeitura uma cópia do projeto a ser executado na unidade.

Segundo os servidores, numa primeira reunião com a secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Sampaio, ela prometeu que o setor de engenharia iria se reunir com eles para dar detalhes do projeto.

Um dentista do Morton Mariz informou que na realidade, o setor de engenharia, primeiro chegou com um projeto pronto que não atendia as reivindicações da unidade. A engenheira então ouviu algumas propostas e foi embora prometendo trazer um novo projeto. O que até esta terça-feira, dia 14, ainda não tinha sido apresentado para as comissões de servidores que foram criadas para acompanhar o andamento da reforma.