Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Café-da manhã para comemorar a nova profissão de ASBs e TSBs

O CRO-RN realizou no último dia 28 de março um café-da-manhã para comemorar a regulamentação da profissão de Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) e Técnicos em Saúde Bucal (TSBs), ex- ACDs e THDs.

Antes do café-da-manhã realizado no pátio externo da Academia Norte Riograndense de Odontologia, o CRO-RN promoveu no auditório uma solenidade especial para homenagear as duas novas categorias profissionais, que há mais de 20 anos lutavam pela regulamentação dessas profissões.

Participaram da mesa o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, o conselheiro José Ferreira Campos, a secretária Adjunta da Saúde de Natal, Lecy de Maria Araújo Gadelha Fernandes, representando a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, além da diretora do Curso de Odontologia da Universidade Potiguar, Maria Alice Pimentel Fuscella, e da representante das ASBs e da Associação dos Protéticos Dentários do RN (APDERN), Neudimar Maria de Oliveira Sousa.

A profissão de TSB e ASB foi regulamentada pela Lei no 11.889/08, sancionado em dezembro passado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Na solenidade, o presidente do CRO-RN e a representante das ASBs fizeram um breve histórico da luta em defesa da regulamentação da profissão, bem como enalteceram a conquista dessa nova categoria, que agora passar ser uma categoria profissional regulamentada por lei.

Eimar Lopes disse aos novos profissionais presentes no café-da-manhã que o CRO-RN está aberto a todas as categorias da odontologia, ressaltando que na atual gestão os ex-ACDs (Auxiliares de Consultório Dentário) tem uma comissão especial formada para discutir e apresentar propostas para a categoria.

Participaram do café-da manhã cerca de 100 ASBs e TSBs, além de dentistas e convidados. No Rio Grande do Norte, atualmente, cerca de 1.400 ASBs e TSBs estão com registros no conselho.

 

Outras Notícias