Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Conselhos regionais da área de saúde se reúnem dia 21 no CRO-RN

As várias categorias profissionais que atuam na área da saúde vão ser reunir nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 11 horas, no CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do RN) para discutir a crise na saúde e marcar uma audiência com a prefeita Micarla de Sousa.

Na primeira reunião realizada na semana passada, nove das 14 categorias da saúde presentes aprovaram a criação de um fórum de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a união de todos os profissionais para a melhoria da saúde.

Para o segundo encontro, o CRO-RN, que coordena a reunião, enviou convites para todos os 14 conselhos regionais e entidades de classes dessas categorias. Para os conselhos, a prefeitura de Natal e o governo do Estado não podem ter apenas um interlocutor quando o assunto é saúde.

Na primeira reunião estiveram presentes os representantes dos odontólogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e farmacêuticos. Estão sendo convidados para a segunda reunião os conselhos regionais dos médicos, dos médicos veterinários, dos profissionais de educação física, dos biólogos e dos biomédicos.

A iniciativa da criação do fórum das categorias profissionais da área de saúde foi dos conselhos regionais de Enfermagem e Odontologia, que pretendem discutir a saúde não só em tempo de crise.

Para os representantes dos profissionais de saúde, no momento que a prefeita de Natal fala em pacto pela saúde, ela não pode deixar de ouvir todas as categorias. O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, disse que um pacto pela saúde deve começar com a prefeita Micarla de Sousa convidando todas as categorias para uma reunião com ela e o secretário municipal de Saúde. “Se o pacto é pela saúde, ele jamais pode ficar restrito a uma profissão só, seja ela qual for”, disse o presidente do CRO-RN.

A consultora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (COREN-RN), Francisca Valda da Silva, também defende a participação de todos os profissionais da área de saúde no pacto pela saúde. Segundo ela, as 14 profissões da saúde têm sua importância e podem contribuir na superação das dificuldades da área, já que conhece o seu funcionamento e problemas.

“Nós entendemos que a saúde da população é um bem de importância para o desenvolvimento do município e do Estado, por isso, temos que unir as 14 profissões da área,” disse Francisca. Segundo ela, somente a soma dos esforços, conhecimentos e experiências desses profissionais as dificuldades da saúde podem ser superadas.

O vice-presidente do COREN-RN, Francisco de Assis Pinheiro, ressaltou também a importância de todos os conselhos regionais da área da saúde de se manifestarem em defesa do SUS e do direito da população a um sistema eficiente, sem que as pessoas mais necessitadas desse serviço público sejam penalizadas. “A defesa da saúde tem que ser na atenção básica, na média e na alta complexidade”, afirmou Pinheiro, reconhecendo que nesta última estão os maiores problemas, com a falta de especialistas e o alto custo dos serviços.

Os representantes dos conselhos regionais das categorias da área de saúde pretendem manter uma unidade em defesa do SUS, mas alguns conselheiros acham difícil diante da posição de alguns dirigentes do setor médico, que estão até induzindo a população a entrar com ações contra o Estado nesse momento de calamidade pública.na saúde.

Outras Notícias