Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fórum de servidores defendem SUS com qualidade

O Fórum em Defesa da Saúde Pública transferiu para a próxima sexta-feira, 23, no calçadão da rua João Pessoa, o ato público em defesa do Sistema Único de  Saúde (SUS) e pela qualidade de seus serviços à população.

O ato organizado pelo Fórum dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte, que engloba a maioria das entidades representativas das 14 categorias profissionais que fazem parte do SUS, deveria ter acontecido na última sexta-feira. Mas fortes chuvas levaram os organizadores a adiar o evento.

Os presidentes do CRO-RN e do Sindicato dos Odontologistas do RN, Eimar Lopes e Ivan Tavares, respectivamente, chegaram a ir no calçadão, mas os organizadores acham melhor adiar o movimento para a próxima sexta-feira, a partir das 15 horas.

Em nota elaborada pelo Fórum em Defesa da Saúde Pública, as várias entidades representativas dos servidores chamam a população de Natal para participar da luta pelo SUS público e de qualidade.

A nota pede que a população cobre dos gestores uma maior eficiência, agilidade e transferência na aplicação dos recursos financeiros, bem como ampliação da rede física, com a construção do hospital municipal, a reestruturação dos pronto-atendimentos e implantação dos centros de referências para atender a demanda de consultas e exames especializados.

Os servidores também pedem a realização do concurso público com vagas suficientes para atender as necessidades da população.

Segundo o fórum, Natal não se preparou para a responsabilidade que tem com a assistência a sua população e passou 12 anos sem realizar concurso público, optando por comprar serviços da rede privada, “mais cara e com qualidade duvidosa”.

Segundo ainda a nota, essa situação atual de crise não muda com decretação de estado de calamidade pública. A mudança só acontece se mudar a forma adotada de gerenciar a saúde pública.

A nota termina dizendo:

“A população tem um papel fundamental nessa mudança, sendo aliada dos setores que, realmente, acreditam e defendem um SUS público e de qualidade no nosso país”.

Outras Notícias