O Tropicalismo encerra ciclo de palestra sobre a MPB no dia 19

No próximo dia 19 de novembro, na Quarta Cultural do CRORN, a partir das 19h30min, no auditório do conselho, tem a palestra do professor Raimundo Nonato da Rocha sobre "O Tropicalismo", encerrando o ciclo de palestras “A MPB, do Choro ao Tropicalismo”, que começou em julho.

Professor do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rocha é um pesquisador da MPB, tendo em seu acervo livros e CDs sobre vários gêneros musicais, como a MPB, o jazz e o rock dos anos 70 e 80.

Na palestra a ser apresentada, o professor pretende mostrar como surgiu o tropicalismo, a influência do movimento na política nacional durante o período da ditadura militar, entre outros aspectos.

Em setembro passado, dia 16, "A Bossa Nova" foi tema de palestra ministrada pelo músico Luis Felipe Tavares, sob a supervisão do professor Nonato, seu ex-mestre do curso de História e atual orientador no curso de Mestrado sobre a História da Música.

O ciclo de palestra sobre a MPB foi uma idealização do CD Givaldo Soares da Silva e aconteceu como programação integrante da Quarta Cultural do CRO-RN, que já realiza duas vezes por mês o Sarau Lítero-Musical, coordenado pelo CD Rubens Azevedo, com o apoio da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE-RN) e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN).

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, convida a todos os colegas e ao público em geral para participarem dessa palestra do professor Raimundo Nonato, um grande estudioso da MPB.

Após a palestra, encerrando o ciclo de palestras sobre a MPB, que abordou "O Choro", "O Samba", "O Baião", "A Bossa Nova" e "O Tropicalismo", será servido um coquetel aos participantes.

Segundo o presidente do CRO-RN, o ciclo de palestras sobre a MPB foi uma iniciativa do CD Givaldo, que gosta de música e de história, mostrando que nem só de consultório vivem os cirurgiões-dentistas.

"Apesar da correria do dia-a-dia de nossas vidas, o Dr. Givaldo é uma pessoa sensível e propôs este ciclo de palestras sobre a MPB para que todos nós pudéssemos ampliar os nossos conhecimentos sobre a música popular brasileira, principalmente abordando os vários estilos e movimentos que surgiram entre os anos 50 e 60", disse  o presidente do CRO-RN, que já foi aluno do professor Raimundo Nonato no curso de História da UFRN.

"O Tropicalismo", a última palestra, vai abordar este movimento cultural do fim dos anos 60, que surgiu para contrar-por a Bossa Nova, dominada pela estética.

Usando do deboche, a irreverência e a improvisação, o movimento revolucionou a música popular brasileira, a partir de seus líderes, os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Venha participar da palestra do professor Raimundo Nonato e conheça mais um pouco desse movimento musical que se baseou na contracultura, usando valores diferente da cultura dominante na época.