Dário Barbosa do PTSU quer mais equipes de Saúde Bucal

O candidato do PSTU, Dário Barbosa, participou nessa última quarta-feira, dia 24, no CRO-RN, do encontro com a odontologia, onde por cerca de 1 hora apresentou suas propostas na área de Saúde Bucal, prometendo aumentar o número de ESBs (Equipes de Saúde Bucal) no município de Natal.

Nesta quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, encerrando a série de encontros com os candidatos a prefeito de Natal, vão estar no CRO-RN Sandro Pimentel (PSOL) e Pedro Quinthé PSL), respectivamente.

Segundo Barbosa, sua intenção de contratar mais equipes de ESBs são por dois motivos, o primeiro porque já existem verbas dentro do programa nacional do Brasil Sorridente do governo Federal para esta finalidade.

“O segundo tem haver com o aumento da população, já que a cidade tem mais crianças, jovens, adultos e idosos que precisam da rede básica de saúde, no caso específico da Saúde Bucal”, disse o candidato.

Para o candidato do PSTU, se já existe os recursos e mais o aumento da população, a “obrigação nossa como prefeito e administrador da cidade é fazer com que sejam ampliadas as ESBs” dentro do Programa da Saúde da Família (PSF), hoje transformado em estratégia de governo.

Pelo programa, o município de Natal pode ter cerca de 200 equipes, mas a prefeitura só implantou 103 até junho desse ano.

Analisando a saúde como um todo, Barbosa disse que no momento a saúde Pública no Rio Grande do Norte e em Natal sofreu um desmonte. “Tudo o que tem haver com o Sistema Único de Saúde (SUS) há um desmonte e quem paga o preço, as conseqüências é a população”, afirma.

“Nós não queremos inventar nada de mirabolante, nós não fazemos mágica, porque na política e na economia não há magia, não há milagres, mas queremos mostrar a realidade”, acrescentou o candidato do PSTU.

Segundo Barbosa, se eleito, vai iniciar uma recuperação das unidades básicas de Saúde, devolvendo os serviços que são de obrigação desses postos. “É possível fortalecer os cinco distritos sanitários nessa cidade, dotando de policlínicas”, disse.

O candidato do PST explica que hoje são somente duas, mas ele quer no mínimo uma em cada distrito. Ele também desejar aumentar o número de centros de atendimentos básicos de saúde para atender a demanda pelo aumento da população natalense. “É obrigação e responsabilidade da prefeitura em melhorar o funcionamento dos postos de saúdes, das policlínicas e dos prontos atendimentos e aumentar a rede física para atender a demanda dos serviços diante do aumento da população”, disse Barbosa, que defende um estudo para saber como anda esta defasagem.

“É isso que nós queremos fazer, além de construir novas unidades, manter as unidades funcionando em perfeito estado e por último, ainda em relação à saúde, dotar essas unidades com profissionais contratados através de concursos público”, disse.

O candidato do PSTU é contra a terceirização na saúde e defende a qualificação profissional. “As pessoas têm que entrar no serviço público pelos seus méritos e se sintam com estabilidade, porque não tem aquela preocupação de serviços terceirizados que uma hora é renovado o contrato, outra hora não é, além das denuncias de corrupção que envolvem as empresas”, explicou.

Barbosa disse ainda que deseja um serviço público de qualidade e com os trabalhadores concursados. Ele também defendeu qualificação para os servidores da saúde para dar “um atendimento adequado e com qualidade e humano à população que busca os serviços do SUS”.

Depois de falar de saúde, o candidato do PSTU mostrou algumas proposta do partido para administrar Natal nas áreas de saneamento e meio ambiente, educação, transporte e lazer.

Segundo Barbosa, a sua candidatura foi lançada para oferecer uma alternativa aos eleitores de Natal diante da mesmice que acontece a quase 50 anos no quadro eleitoral da cidade, sem que os problemas do município sejam resolvidos e somente se aprofundando.

“A nossa candidatura não é um desejo pessoal, não é uma coisa individual, mas eu sou membro de um partido político que nesse momento apresenta, dá a sua opinião sobre a política e as eleições”, disse o candidato do PSTU.

“A nossa candidatura está a serviço para informar a população sobre os problemas da cidade e as soluções que nós estamos apresentando para a saúde, educação, transporte, esporte, lazer e cultura”, explicou.

Finalizando, Barbosa disse que a sua candidatura é uma alternativa aos “acordões” que estão sendo feitos, principalmente pelas duas oligarquias maiores aqui do Estado, casos dos Alves e Maia, que têm as duas candidaturas, a suas afilhadas, “e nós estamos aqui para isso, pra chamar a população para refletir, criticar, protestar e que possa nos ver como uma alternativa a essa mesmice que está aí em Natal”.

O candidato do PSTU recebeu ao final do encontro o documento do Sindicato dos Odontologista do RN (SOERN) com as propostas da odontologia para a categoria e para a melhoria da Saúde Bucal no município.