Candidata a prefeito de Natal, Micarla de Sousa, promete ampliar as ESB no PSF

A candidata do PV a prefeitura de Natal, Micarla de Sousa, participou nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, do primeiro encontro dos candidatos a prefeito com a categoria odontológica, no auditório do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN). Segundo Micarla, a saúde bucal dos natalenses terá prioridade na sua administração, assim como prometeu ouvir as entidades de classe nas suas reivindicações.

Ela anunciou que pretende se eleita ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para cobrir 100% da população alvo. Atualmente, o PSF, que conta com 95 equipe de Saúde Bucal, que cobre 70% de Natal.

Na segunda-feira, dia 8, às 20 horas, o encontro dos odontologistas será com a candidata do PT, Fátima Bezerra, enquanto no dia 11, quinta-feira, às 11 horas, será a vez do candidato Miguel Mossoró. Depois seguirão Wolber Júnior, no dia 16, às 11 horas; Joanilson de Paula Rego, dia 18, às 11 horas; Dário Barbosa, no dia 23, às 11 horas; Sandro Pimentel, dia 25, às 11 horas; e Pedro Quithé, dia 26, às 11 horas.

Com atraso e pedindo desculpa, já que o encontro estava marcado para 11 horas, a candidata do PV chegou ao auditório do CRO-RN às 13 horas e por quase 2 horas conversou com a categoria odontológica. Os presidentes das três entidades da odontologia potiguar, Eimar Lopes de Oliveira (CRO-RN), Ivan Tavares de Farias Júnior (SOERN) e Pedro Alzair (ABO-RN), participaram do encontro com Micarla, que recebeu um documento com as reivindicações da categoria.

Segundo o presidente do CRO-RN, estes encontros com os candidatos a prefeito de Natal vão permitir a categoria conhecer um pouco mais as propostas deles em relação à saúde bucal da população, bem como vai permitir que a categoria odontológica apresente suas reivindicações.

Após o encontro com a candidata do PV, os presidentes do SOERN e CRO-RN comemoraram o sucesso do evento, pedindo aos cirurgiões-dentistas que participem das outras reuniões com os demais candidatos a prefeito de Natal.

Segundo eles, pela primeira vez numa eleição municipal a categoria odontológica estava sendo ouvida pelos candidatos. “Com a nossa participação política, podemos melhorar à promoção da saúde bucal dos natalenses e conquistar melhorias para a categoria odontológica”, disse Lopes.

A candidata do PV disse aos cirurgiões-dentistas presentes ao auditório do CRO-RN que estava ali mais para ouvir a categoria do que para falar. Justificando o atraso por um problema de saúde, já que estava afônica, Micarla mostrou um caderninho onde gosta de anotar os comentários e pedidos dos eleitores e de categorias profissionais. “Eu anoto tudo e depois vamos analisar e ver o que podemos fazer em relação aos pedidos e reivindicações”, disse a candidata do PV.

A Dra. Sônia Rocha, da Unidental, como representante das cooperativas de dentistas de Natal, pediu para a candidata do PV estudar a possibilidade da prefeitura fechar convênio com estas entidades para dar atendimento aos funcionários público do município. "Os servidores querem ser atendidos pelos dentistas das cooperativas, mas a prefeitura não autoriza os convênios", disse Sônia.

A candidata do PV respondeu que iria analisar o pedido e se não houve nenhum impedimento legal, ela não via motivos para que as cooperativas de dentistas não pudessem atender os servidores municipais.

Depois de ouvir algumas explicações sobre o Programa Brasil Sorridente, do governo Federal, feita pelo presidente do CRO-RN, que ampliou o atendimento dentário na rede SUS, Micarla assegurou a categoria dar total atenção à saúde bucal dos natalenses, principalmente daquela parcela da população que usa o serviço público.

"Não se trata de apenas de estética, o acesso ao serviço odontológico é uma questão de saúde e de alta estima", afirmou a candidata do PV.

Ao final do encontro, os presidentes do CRO-RN e SOERN fizeram a entrega de um documento com as reivindicações da categoria odontológica, distribuídas em nove pontos.

Esta mesma pauta de reivindicações será entregue aos demais candidatos a prefeito de Natal. O seu conteúdo será divulgado no site do CRO-RN após o final desse ciclo de encontros com os candidatos, que será encerrado no dia 26 de setembro, com Pedro Quinthé.