Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Pesquisa no Japão revela que dente do siso pode fornecer celulas-tronco

A Extração de células-tronco do siso de uma menina de dez de idade foi realizada por pesquisadores japoneses, que anunciaram o feito, sugerindo que o 'dente do juízo' pode ser uma fonte de células terapêuticas no futuro, em alternativa aos embriões humanos.

A notícia foi divulgada pela BBC Brasil, citando experimento do estatal Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avaçada do Japão, conhecido pela sigla em, inglês AIST, que informou que a célula-tronco é capaz de se desenvolver fora do corpo e dar origem a outras.

A célula do experimento japonês foi extraída de um siso que os pesquisadores mantiveram congelado por três anos e utilizada para criar outras para tratar problemas de fígado.

Os cientistas explicaram que a vantagem da técnica é que ela contorna problemas éticos associados à extração de células-tronco de embriões humanos.

Segundo os pesquisadores, o material é obtido de dentes do siso descartados, que podem ser facilmente congelados e estocados.

A estimativa dos cientistas é tornar o método disponível para uso clínico em cinco anos, podendo ser aplicado em terapias de recuperação dos tecidos, como doenças ósseas congênitas e disfunções hepáticas.

Segundo a notícia da BBC Brasil, dentistas dos Estados Unidos já oferecem o serviço de extrair e estocar células-tronco obtidas a partir de sisos descartados ou dentes de bebês - outra potencial fonte para células terapêuticas no futuro.

 

Outras Notícias