Presidente do CRO-RN visita secretaria de Saúde de Mossoró e conhece a Vigilância Sanitária e o setor de Educação em Saúde

A presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, o conselheiro Dr. Gustavo Emiliano, e a delegada do Conselho em Mossoró, Dra. Anadier Pimentel Viera, estiveram na segunda-feira, 4, na secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para uma visita institucional, onde conheceram o setor da Vigilância Sanitária e tiveram uma reunião com a dentista Keila Brandão Muniz, fiscal, e a enfermeira Francisca Nogueira.

Depois, estiveram no Departamento de Educação em Saúde, onde foram recebidos pela sua gerente Executiva, Maria Katiana Moura Aquino, e a técnica em saúde Antônia Selma Garcia, e o gerente Executivo de Saúde Bucal do Município, Jezreel Paula de Aquino.

O assunto tratado nesta reunião foram os estágios de estudantes de odontologia nas unidades básicas de saúde do município.

Para a presidente do Conselho, as duas reuniões foram produtivas, com alguns esclarecimentos e trocas de experiências.

O conselheiro Gustavo comentou que as reuniões serviram para conhecer um pouco da dinâmica de atuação dos setores da Vigilância Sanitária e do departamento de Educação em Saúde quantos aos estágios dos alunos dos cursos de Odontologias das instituições de ensino de Mossoró.

Para ele, o encaminhamento e o acolhimento dos estudantes para a realização dos estágios nas unidades básicas de saúde devem respeitar a legislação do MEC e a resolução do conselho Federal de Odontologia.

A Resolução CFO-63/2005 estabelece que o estágio curricular deverá ocorrer sob responsabilidade e supervisão direta do cirurgião-dentista professor da instituição de ensino frequentada pelo estagiário.

As normas do CFO estabelecem que os estágios curriculares dos estudantes de Odontologia são atividades de competência, única e exclusiva, das instituições de ensino de graduação.

Confira a galeria de fotos clicando aqui