Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

AMIB cria Comitê de Odontologia de Enfrentamento ao Coronavírus com apoio do CFO

AMIB cria Comitê de Odontologia de Enfrentamento ao Coronavírus com apoio do CFO

Com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) criou o Comitê de Odontologia de Enfrentamento à COVID-19. O trabalho unificado tem como foco específico auxiliar Cirurgiões-Dentistas e agentes públicos contra a proliferação do vírus. De imediato, foram elaboradas recomendações para contribuir na tomada de decisões clínicas desses profissionais que atendem pacientes com suspeita de COVID-19 a fim de minimizar a propagação desta pandemia histórica.

No Comitê de Odontologia, o trabalho do CFO é conduzido pela Comissão de Odontologia Hospitalar, como nova medida do Plano de Prevenção da Autarquia. A força tarefa abrange discussões, análises criteriosas de evidências científicas, reuniões para alinhamento de recomendações coerentes, concisas e baseadas em evidências clínicas e científicas.

Muito além de informações sobre triagem de paciente com suspeita ou contaminados com a COVID-19, o documento traz recomendações sobre conduta para tratamento odontológico hospitalar, medidas que devem ser adotadas para o atendimento odontológico de urgência/emergência desses pacientes, o que inclui, também, procedimentos para consultórios ambulatoriais e imunização dos profissionais da área da saúde; por estarem mais expostos, possuem risco elevado de contrair doenças infecciosas.

Nesse contexto, cabe ressaltar a importância do uso de equipamentos de proteção individual. O protocolo necessário prevê proteção de membranas mucosas de olhos, nariz e boca durante os procedimentos. O equipamento a ser utilizado deve ser selecionado de acordo com o tipo de atendimento, compreendendo assim, luvas, óculos e/ou proteção facial com máscaras e viseiras.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o momento é de união e fortalecimento da luta contra o Coronavírus. “A medida que a epidemia aumente e que novos conhecimentos científicos sejam publicados, as recomendações serão atualizadas para que Cirurgiões-Dentistas e agentes públicos possam aplicar medidas protocolares técnicas precisas. Nossos esforços estão concentrados às recomendações necessárias aos procedimentos para diminuir o risco de transmissão aérea, o que inclui, por exemplo, orientações sobre a  manutenção da higiene bucal para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) adotada pelas instituições hospitalares, entre outras informações indispensáveis neste momento de crise de saúde pública”, destacou.

CLIQUE AQUI e confira o documento na íntegra.

Michelle Calazans, Ascom CFO

Outras Notícias