Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Secretaria Municipal de Saúde de Natal suspende os atendimentos eletivos da odontologia

A secretária Municipal de Saúde de Natal (SMS) divulgou nesta quinta-feira, 19, algumas medidas de contingenciamento do coronavirus (Covid-19) com referência ao cirurgião-dentista, suspendendo todos os atendimentos eletivos da odontologia nas unidades básicas de saúde da capital.

Atendimentos eletivos são aqueles procedimentos odontológicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e/ou emergência.

O documento assinado pelo coordenador municipal de Saúde Bucal, Rodolgo Aragão de Lira, da secretaria Municipal de Saúde, estabelece ainda que fica “suspenso” o atendimento de urgência nas UPAS de Pajuçara, na zona Norte, e da Cidade da Esperança, zona Oeste.

Fica o Centro de Referência Odontológico Morton Mariz, no bairro da Ribeira, como unidade de referência para os atendimentos de urgências odontológicas.

 Os dentistas das UPAs serão alocados na escala das unidades básicas que vão só atender emergências em horário estendido, porém não foi informado até que horas serão estes atendimentos.

Os dentistas das UBSs não serão dispensados do trabalho, segundo a Coordenação Municipal de Saúde Bucal, eles serão colocados na operacionalização junto a equipe médica e de enfermagem no monitoramento, sala de espera e sala de priorização nas unidades básicas.

Os profissionais de odontologia também serão utilizados em ações de telesaúde (teleconsultoria e teleorientação).

Já os profissionais do grupo de risco atuarão em atividades sem contato com o usuários suspeitos para o Covid-19 ou em home Office (trabalho em casa), com cada caso sendo analisado pela coordenação Municipal de Saúde Bucal.

O documento da SMS convoca ainda todos os dentistas da rede para teleconfência com presença obrigatória para detalhamento do processo de trabalho na data do dia 24 de março, às 9h, a partir de um link específico que será informado aos profissionais depois.

Coordenador Municipal de Saúde Bucal explica item 3 das medidas:
 

Diante das dúvidas que o item 3 suscitou nos cirurgiões-dentistas, o CRO-RN conversou com o coordenador municipal de Saúde Bucal de Natal, Rodolfo Aragão de Lira, que enviou a seguinte explicação:

 “O processo de trabalho que será realizado nas unidades pela equipe de saúde bucal segue determinação do ministério da saúde. 

Enfatiza-se que, especialmente na Atenção Primária à Saúde, que ficará responsável por cerca de 80% dos casos leves esperados de COVID-19, os profissionais de saúde bucal, como corresponsáveis pelo cuidado da população e integrantes das equipes multiprofissionais, deverão compor a equipe que realizará as ações do fluxograma rápido de triagem e atendimento conhecido como FAST-TRACK COVID-19*.

Para tanto, recomenda-se:
Articulação entre os profissionais de saúde bucal e a equipe de Atenção Primária à Saúde de modo que a triagem e classificação dos usuários sigam um mesmo fluxo, colaborando para organização do serviço e diminuição da exposição de pessoas com usuários sintomáticos da COVID-19;
Os profissionais de saúde bucal de nível técnico (Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Saúde Bucal) deverão auxiliar no atendimento através do FAST-TRACK COVID-19 na fase inicial de identificação de pacientes sintomáticos, tomando os devidos cuidados de proteção e isolamento;
Os profissionais de saúde bucal de nível superior (Cirurgiões Dentistas) deverão auxiliar no atendimento através do FAST-TRACK COVID-19 na fase de avaliação de sintomas e notificação (se necessário), colaborando com os profissionais de enfermagem de nível superior.”

Além disso, a equipe de saúde bucal executará, salas de espera para orientar a população, monitoramento de casos suspeitos por meios remotos e realizarará ações telesaúde ( teleconsultoria entre os profissionais e teleorientação voltado para a população).

Outras Notícias