Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fiscalização do CRO-RN interdita eticamente três consultórios em UBSs em Cerro Corá e Lagoa Nova

Fiscalização do CRO-RN interdita eticamente três consultórios em UBSs em Cerro Corá e Lagoa Nova
Consultório do Centro de Saúde Abelardo Macêdo, em Lagoa Nova, interditado eticamente.

A equipe de Fiscalização do CRO-RN esteve nos municípios de Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova no período de 22 e 23 de janeiro deste ano, quando foram visitadas 10 unidades básicas de saúde , com a interdição ética de três consultórios odontológicos.

Foram duas interdições éticas em Cerro Corá, sendo um consultório na UBS Martins Soares do Nascimento e outro na UBS Ezequiel Pinheiro da Silva, e uma em Lagoa Nova, no Centro de Saúde Abelardo Macêdo.

Cerro Corá

Neste município foram visitadas quatro UBSs, com interdição ética de consultórios em duas unidades: Martins Soares do Nascimento e Ezequiel Pinheiro da Silva.

A primeira visita foi a unidade Dr. Mariano Coelho, aonde os fiscais constataram no consultório odontológico a existência de alguns insumos vencidos e infiltração na altura do rodapé e próximo ao aparelho de Raio X. Diante dos problemas, foi concedido prazo de 30 dias para a gestão resolver a situação.

Na UBS Sebastiana Leôncio foi observado no consultório a presença de alguns insumos vencidos, ausência de suporte para caixa de lixo perfuro cortante, de saco de lixo hospitalar, bem como a inexistência de data de última esterilização de materiais e seladora quebrada.

Os fiscais também observaram a instalação de ar condicionado com fio pendurado, infiltração no teto, estando uma placa de gesso substituída por papelão. Eles também orientaram para que resíduos de amálgama ficassem imersos em água.

Foi concedido prazo de 30 dias para solucionar os problemas constatados no consultório.

Na UBS Martins Soares do Nascimento os fiscais encontraram duas autoclaves com borracha danificada, prejudicando a esterilização do material, e colocadas em local aonde se situa a lavanderia da unidade e também o lixo.

Também foi observada a ausência de saco de lixo hospitalar e apenas uma lixeira com pedal, enquanto o ar condicionado apresentava vazamento de ar sobre a pia e a caixa lixo de perfuro cortante.

Os fiscais também constataram instalação elétrica inadequada à necessidade do serviço, com vários equipamentos ligados a adaptadores. Eles recomendaram a reorganização da sala e necessidade de armários e bancadas para melhor organização do consultório.

Devido as condições de insalubridade, a Fiscalização do CRO-RN fez a interdição ética do consultório odontológico da unidade.

Na UBS Ezequiel Pinheiro da Silva os fiscais observaram no consultório a ausência de saco de lixo hospitalar, de suporte para caixa de lixo perfuro cortante, de pia para mão, bem como a inexistência de ar condicionado. A equipe de Saúde faz o atendimento com janela e porta abertas para aliviar o calor.

Na sala apenas uma lixeira e sem tampa, além de presença de cupim na janela que já se encontra danificada pela ação dos insetos. Outros ambientes da unidade também com cupim e infiltrações na parede.

Diante do quadro, o consultório foi interditado eticamente até que sejam realizadas as adequações necessárias para o atendimento.

Bodó

No município funciona apenas um consultório odontológico no Centro de Saúde Maria Benvinda da Conceição. Os fiscais encontraram no único consultório da cidade infiltrações no teto e parede, lixeira quebrada, além de seringas anestésicas previamente montadas para uso no dia posterior. A Fiscalização orientou os profissionais para não ocorrer esta situação.

Na sala de raio X e de esterilização a fiação estava exposta.

Os fiscais também recomendaram à aquisição de armários para melhor organização de instrumental, que é guardado em depósitos sobre uma bancada, e a esterilização das brocas de forma individual.

Foi concedido prazo de 30 dias para a gestão fazer as adequações necessárias.

Lagoa Nova

Neste município a Fiscalização do CRO-RN visitou cinco unidades básicas de saúde e interditou um consultório no Centro de Saúde Abelardo Macêdo.

A primeira unidade básica visitada foi o centro de Saúde Abelardo Macêdo, onde foi interditado eticamente o seu consultório em decorrência das seguintes irregularidades: cadeira odontológica quebrada com intenso e alto ruído (vazamento de ar do compressor), caneta de alta rotação sem refrigeração, iluminação do equipo odontológico fraca, necessidade de armários para uma melhor organização do material instrumental e insumos.

Os fiscais também constataram lixeira com pedal quebrado, pacotes de esterilização sem datas, ausência de seladora (selagem com fita teste), ausência de pia para as mãos e ausência de suporte para caixa de lixo perfuro cortante.

A segunda unidade de saúde visitada foi o Posto de Saúde no bairro Jesus Menino. O consultório estava fechado e sem atendimento odontológico aguardando o processo seletivo para a contratação do cirurgião-dentista.

A terceira unidade visitada foi a ESF-equipe 2 Abelardo Macêdo. No consultório foram encontradas as seguintes ocorrências: ausência de pia para a lavagem de mãos, pacotes sem data da última esterilização, selamento com fita teste (ausência de seladora), lixeiras quebradas, equipo odontológico com inclinação fora dos padrões ergonômicos (torto), ausência de armário para uma adequada organização dos instrumentais e insumos odontológicos.

Fo concedido prazo de 30 dias para sanar as irregularidades.

A quarta visita ocorreu ao Posto de Saúde Buraco da Lagoa, onde os fiscais  encontraram pacotes sem data da última esterilização, armários que condicionam os instrumentais com ferrugem na parte inferior, ausência de escova adequada  para a lavagem da cuspideira, presença de rachaduras no teto, armários insuficientes para guardar os insumos e instrumentais odontológicos.

A gestão tem um prazo de 30 dias para resolver os problemas encontrados no consultório.

Na visita ao Posto de Saúde Manoel Domingos os fiscais não encontraram atendimento  odontológico. Segundo a direção da unidade, a prefeitura abriu processo seletivo para  contratação de cirurgião-dentista.

No consultório foram encontrados pacotes de instrumental sem data da última esterilização, ausência de uma lixeira com pedal e suporte para caixa de lixo perfuro cortante.

Foi concedido prazo de 30 dias para sanar os problemas.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias