Sistema Conselhos fortalece a campanha “Sorrir Muda Tudo” com foco na prevenção de doenças bucais

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país, fortalece a campanha “Sorrir Muda Tudo”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). O apoio surgiu junto com o lançamento da campanha, em outubro de 2019, com o objetivo de valorizar a profissão do Cirurgião-Dentista e conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de manter a saúde bucal para atingir a saúde integral do ser humano.

A proposta é criar uma cultura de prevenção por meio de visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista, assim como acontece com outras áreas da saúde. O cuidado com a saúde bucal pode prevenir doenças cardíacas, diabetes, doenças crônicas (hipertensão), câncer, depressão, entre outras doenças sistêmicas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% da população não tem o hábito de frequentar consultório odontológico.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o acesso à informação em caráter preventivo é fundamental para a saúde de forma integrada. “É preciso que a população tenha conhecimento acerca da importância do papel do Cirurgião-Dentista no cuidado com a saúde que vai muito além da saúde bucal. Para isso, contamos com o apoio dos conselhos regionais nos estados para fortalecer a campanha Sorrir Muda Tudo. Essa iniciativa chancela o trabalho prioritário do CFO neste ano, de valorizar o Cirurgião-Dentista e aproximar, ainda mais, esses profissionais do Sistema Conselhos”, destacou.

Neste mês de janeiro, o tema principal da campanha é o relacionamento social e a abordagem está direcionada aos implantes dentários, com foco, também, na saúde mental com olhar integrado à saúde bucal. Em fevereiro, Sorrir Muda Tudo enfatizará a importância de exames de rotina para prevenção do câncer bucal. Com a chegada do mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha lança a temática “Março Brilhante” para tratar da saúde da boca como um todo. Com um grande rol de atividades, “Sorrir Muda Tudo” visa ganhar ainda maior repercussão neste mês. Em abril, retoma os temas mensais ao tratar de doenças coronárias relacionadas à saúde bucal e, em maio, mês de encerramento da primeira etapa da campanha, o foco estará na maternidade para tratar de gravidez e família.

Clique aqui e confira a campanha completa.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Abimo.
imprensa@cfo.org.br