Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN realizou o V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros

CRO-RN realizou o V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros
O auditório da 6 URSAP ficou lotado no V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) realizou nos dias 2 e 3 de dezembro o V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros, que reuniu mais de 150 cirurgiões-dentistas e auxiliares (ASBs e TSBs) da 6ª Região de Saúde, que congrega 36 municípios da que região do Alto Oeste. O evento aconteceu no auditório da URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública), em Pau dos Ferros.

A programação do ciclo começou com palestras na segunda e terça-feira, sendo que no encerramento do evento o Conselho promoveu o momento “CRO-RN Ouvindo o Profissional”, que teve as participações do presidente da autarquia, Gláucio de Morais e Silva, a secretária Geral, conselheira Jane Nóbrega, e o funcionário Damião Rocha.

Os cirurgiões-dentistas e auxiliares (ASBs e TSBs) apresentaram suas demandas, com os assuntos girando em torno das condições de trabalhos nas unidades básicas de saúde e as questões salariais nos municípios da 6a Região de Saúde.

Um grupo de dentistas da região do Alto Oeste defendeu a tese que o CRO-RN deveria também judicializar a questão salarial dos atuais profissionais que trabalham nas prefeituras e recebem baixos salários.

A cirurgiã-dentista Simone Geisa Paiva Moura, coordenadora de Saúde Bucal de Patu, pediu que o CRO-RN também entre com ação na Justiça Federal para que a lei 3.999/1961, que prevê remuneração de três salários mínimos para 20 horas de trabalho dos dentistas, também seja aplicada aos profissionais concursados e contratados.

O presidente do CRO-RN ficou de levar a demanda para análise do setor Jurídico do Conselho.

A Dra. Simone sugeriu ainda a aplicação do que dispõe a lei 8.192/1990, que fala da implantação do PCCS nos municípios brasileiros, considerando ser um dos requisitos dos repasses de recursos federais para o SUS.

O CICLO

A abertura do V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros no auditório da URSAP  foi feita pelo presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, na manhã de segunda-feira, 2 de dezembro.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CR0-RN, a secretária Geral do Conselho, Dra Jane Nóbrega, o conselheiro Thales Falcão, o prefeito de Patu, Rivelino Câmara, e o gerente do Centro de Especialidades Odontológicas de Pau dos Ferros, Dr. Diogo Inácio de Souza Regis.

O presidente do CRO-RN foi o primeiro palestrante do ciclo e o tema da sua palestra foi “Uso Racional de Medicamentos: prescrição pelo cirurgião-dentista de remédios controlados (Portaria SVS-MS 344/1998)”.

Na parte da tarde, a partir das 14h, a palestra do Dr. Thiago Fernandes de Araújo Silva, professor do curso de Odontologia da UNIRB Mossoró,  abordou a temática da “Biossegurança na Prática Odontológica: como aliar a teoria e a prática no dia-a-dia da clínica odontológica.”

No segundo dia do V Ciclo de Atualização Científica, na terça-feira pela manhã,  “A Prática da Odontologia Hospitalar” foi tema da palestra do Dr. João Batista Costa Fontes, cirurgião-dentista da equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Regional Cleodon Carlos Andrade, de Pau dos Ferros.

Participaram também da palestra os doutores Airton Lopes e Laércio Antônio de Souza, que também fazem parte da equipe de Odontologia do hospital Regional de Pau dos Ferros.

Ainda na parte da manhã, o cirurgião-dentista Dr. André Finizola de Freitas, Bucomaxilofacial, foi o segundo palestrante com o tema “Politraumatismo de Face: abordagem inicial”.

ENTREGA DE DIPLOMA

O presidente do CRO-RN na manhã de segunda-feira, 2, durante a abertura do V Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros, entregou o diploma de Honra ao Mérito ao prefeito de Patu pela segunda colocação do município no Prêmio Estadual de Saúde Bucal do CRO-RN de 2019, na categoria de municípios até 20 mil habitantes.

O município de Lucrécia recebeu o prêmio de primeiro lugar em solenidade realizada em outubro no auditório do CRO-RN, juntamente com os outros municípios vencedores em suas categorias: Parnamirim (de 100 mil a 500 mil habitantes), Macaíba (de 50 mil a 100 mil habitantes) e Currais Novos (de 20 mil a 50 mil).

O prefeito Rivelino Câmara recebeu o diploma das mãos do presidente do CRO-RN, Dr. Gláucio de Morais e Silva, é da secretária Geral do Conselho, Dra. Jane Nóbrega. Câmara agradeceu o CRO-RN pela premiação e prometeu melhorar ainda mais o serviço de Odontologia para a população do seu município. O presidente do CRO-RN aproveitou o momento para pedir ao prefeito melhores salários para os profissionais de odontologia de Patu.

AUXILIARES DISCUTEM MERCADO DE TRABALHO

As Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal tiveram pela manhã da segunda-feira, 2, dentro da programação do Ciclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros, a palestra “Mercado de trabalho para auxiliares da Odontologia: cenário atual e perspectivas futuras”.

O palestrante foi o conselheiro Thales Jenner de Oliveira Falcão, presidente da Comissão das Profissões Técnicas e Auxiliares do CRO-RN. Ele falou do mercado de trabalho e da criação do sindicato dos auxiliares, que está em fase de captação de associados.

CRO-RN ITINERANTE

O CRO-RN Itinerante esteve em Pau dos Ferros atendendo os cirurgiões-dentistas e auxiliares durante os dois dias da realização do V Ciclo de Atualização Científica.

Segundo a funcionária do Conselho, Ana Karina Régis, no período do ciclo, foram atendidos mais de 40 cirurgiões-dentistas e Auxiliares.

Ela explicou que foram emitidas quatro carteiras profissionais para CDs, sendo duas provisórias e duas definitivas, além de duas entradas de inscrições definitivas, bem como foram emitidas 12 carteiras para TSBs e uma TPD.

Ainda foram impressos oito boletos para pagamentos de anuidades de CDs, ASBs e TSBs.

REPRESENTANTE DO CRO-RN NA REGIÃO

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, manhã da terça-feira, 3, durante o V Ciclo de Atualização Científica, oficializou o cirurgião-dentista Airton Lopes como representante do Conselho para a região do Alto Oeste, nos 36 municípios da 6ª. Regional de Saúde, substituindo o cirurgião-dentista Raniére Fernandes.

O presidente do CRO-RN agradeceu o trabalho do antecessor e desejou ao novo representante sucesso na função. O Dr. Airton agradeceu a confiança e prometeu atuar nas demandas dos colegas da região junto ao CRO-RN.

LEITE E FRALDAS

A AAPCMR (Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região), núcleo de Pau dos Ferros, recebeu na manhã Da terça-feira, 3, a doação de leite e fraldas que os cirurgiões-dentistas e ASBs e TSBs entregaram ao CR0-RN, que promoveu o V Ciclo de Atualização Científica.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e a secretária Geral do Conselho, Jane Nóbrega, fizeram a entrega do leite e das fraldas para a assistente social e coordenadora do núcleo da AAPCMR de Pau dos Ferros, Regina Paula Maia Nunes Silva.

Ela agradeceu ao Conselho, aos cirurgiões-dentistas e auxiliares pela doação e convidou os profissionais de Odontologia para conhecer o núcleo da entidade na rua Quintino Bocaiúva, 372, em Pau dos Ferros.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias