Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Comissão de Saúde Suplementar do CFO reúne com Uniodonto do Brasil para definir execução de projeto

Comissão de Saúde Suplementar do CFO reúne com Uniodonto do Brasil para definir execução de projeto

A Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve reunida nessa quarta-feira, dia 04 de dezembro, em Brasília/DF, com a Uniodonto do Brasil para definir os locais de execução do projeto piloto em Atenção Primária em Saúde (APS). O objetivo é colocar em prática um modelo assistencial experimental na saúde suplementar, com base no levantamento da remuneração, a partir dos custos de procedimentos odontológicos, alterando assim, o modelo assistencial na atenção primária.

De acordo com o Coordenador da Comissão, Ricardo Camolesi, o cronograma de trabalho prevê, após aprovação junto à Coordenação-Geral das Comissões do CFO: “definir um modelo de processo de trabalho dentro da RN 59, que dispõe sobre a referência básica para cobertura mínima obrigatória da atenção à saúde nos planos privados de assistência a saúde; definir os procedimentos e seus protocolos que serão incluídos na Atenção Primária em Saúde (APS); definir o custo dos procedimentos; definir o processo de capacitação do Cirurgião-Dentista; e definir a matriz de responsabilidade e dar ‘start’ no projeto piloto. Essa é a sequência do trabalho para 2020”.

Para o representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Junior, o diálogo com a Uniodonto do Brasil também permite melhor entendimento acerca do sistema de cooperativismo no país, em que o Cirurgião-Dentista possui voz ativa no modelo de trabalho. “A expectativa é que o projeto piloto permita diferentes modelos de remuneração que agregam valor à prestação de serviços ofertados pelos Cirurgiões-Dentistas credenciados às operadoras de planos odontológicos. O projeto piloto integra o conceito do Coletivo de Remuneração da Odontologia Suplementar (CROS), no âmbito do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss)”, destacou.

A Comissão de Saúde Suplementar expôs, inclusive, o cenário nacional acerca das glosas, perícias e auditorias, a partir dos dados coletados no estudo realizado pelo Sistema Conselhos. O estudo, que fundamentou a criação de Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, expõe três eixos centrais, que compõem os temas da maioria dos casos apresentados pela categoria: 1 – exigência de fotografias e Raios-X; 2 – perfil do auditor que avalia os procedimentos realizados; 3 – glosas odontológicas devidas e abusivas.

A reunião contou com a presença do Coordenador, Ricardo Camolesi, dos membros Jacqueline Santos Oliveira, Júlio Cesar Gomes Bezerra e Marcos Enrique da Silva Santos e do representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Júnior. O trabalho é acompanhado pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge. Representando a Uniodonto do Brasil estiveram presentes o Diretor Presidente, José Alves de Souza Neto e o Diretor Vice-Presidente de Administração e Finanças, Adalberto Baccarin.

Pauta integrada

O planejamento para execução do projeto piloto também obteve nova dimensão após a aprovação de proposta do CFO na Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O CFO fundamentou proposta para separação da Odontologia e da medicina, no âmbito da saúde suplementar e a proposta foi acatada pela Uniodonto do Brasil e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG), que são as entidades representativas da odontologia na saúde suplementar.

Na prática, o CFO propôs criação de uma Câmara Técnica específica para a Odontologia. A previsão para a consolidação da CATEC como Câmara Técnica Permanente acontece entre os meses de março e abril de 2020.

Por Michelle Calazans, Ascom/CFO
 

Outras Notícias