Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

UBS DNER de Santa Cruz é desinterditada após prefeitura sanar os problemas

UBS DNER de Santa Cruz é desinterditada após prefeitura sanar os problemas
Foi feito o retelhamento do telhado e pintura das paredes depois de retiradas a infiltração e mofo

Atendendo as recomendações da Fiscalização do CRO-RN, que no dia 29 de abril interditou um consultório odontológico a Unidade Básica de Saúde DNER, em Santa Cruz, a coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Mayhara Galvão, enviou e-mail para o Conselho solicitando a sua desinterdição no dia 6 de maio.

Diante das fotos enviadas, comprovando que a gestão tomou a providências cabíveis para sanar as irregularidades, a presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, Jane Nóbrega, autorizou a desinterdição à distância para o retorno das atividades no consultório da UBS DNER Parteira Margarida Gomes Xixi, no bairro DNER, na áltima quarta-feira, 8 de maio.

“Está resposta rápida da gestão em sanar os problemas deixa a nós todos do Conselho felizes e satisfeitos, já que a interdição é um ato extremo e necessário, obrigando o município a tomar as providencias para deixar o consultório em condições salubres para atender a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) e para o exercício profissional da equipe Bucal, composta pelo cirurgião-dentista e seu auxiliar”, afirma Jane Nóbrega.

O consultório foi interditado eticamente pelos fiscais do CRO-RN, que encontraram muito mofo e infiltrações nas paredes, seladora com defeito, ausência de lixo hospitalar e de suporte para a caixa perfuro cortantes e ferrugem na base da cadeira odontológica.

As fotos enviadas mostram a parede e o teto sem o mofo, uma nova seladora, o lixo hospitalar, a caixa perfuro cortantes já no seu suporte e a cadeira odontológica sem ferrugem na sua base.

Abaixo o e-mail da coordenadora da Atenção Básica pedido a desinterdição:

            Sr. Presidente do CRO/RN

Na última visita de nº 1230/2019, realizado pelos fiscais do CRO, no consultório odontológico da UBS DNER no município de Santa Cruz/RN, em 29/04/2019, foi feita interdição ética pelos seguintes motives:

1- presença de muito mofo e infiltração nas paredes;

2- ausência de saco de lixo hospitalar;

3- ausência de suporte para caixa de perfurocortantes;

4- seladora com selamento ineficaz;

5- presença de ferrugem na base da cadeira.

Nesse contexto, segue abaixo a listagem das providências cabíveis que foram implementadas, bem como as fotos para comprovação, como nos foi orientado e desde já, solicitamos a liberação do mesmo para retorno das atividades.

1- presença de muito mofo e infiltração nas paredes: realizado o retelhamento do telhado e pintura das paredes com infiltração e mofo;

2- ausência de saco de lixo hospitalar: aquisição de saco branco leitoso específico para lixo infectante e identificação das lixeiras com a especificação de lixo comum e lixo contaminado;

3- ausência de suporte para caixa de perfurocortantes: aquisição e fixação do suporte de perfurocortantes;

4- seladora com selamento ineficaz: aquisição de uma seladora nova;

5- presença de ferrugem na base da cadeira: recuperação e pintura da base da cadeira odontológica;

Atenciosamente,

 Mayhara Myrna Bezerril Freire de Lima Galvão

Enfermeira

Coordenadora de Atenção Básica

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Santa Cruz-RN

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias