Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dentista da Estratégia Saúde da Família de Canguaretama morre após 5 anos de luta contra o câncer

Dentista da Estratégia Saúde da Família de Canguaretama morre após 5 anos de luta contra o câncer
Ronaldo em suas atividades educativas na Estratégia Saúde da Família em Canguaretama

Depois de lutar cinco anos contra o câncer, o cirurgião-dentista Ronaldo Alves da Silva, 51 anos, morreu na noite deste domingo, 21, na Policlinica do Alecrim, onde estava internado desde o dia 17 de abril. O sepultamento foi na tarde desta segunda-feira, 22, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim.

Formado em Odontologia pela Universidade Potiguar (UnP), turma de 2010, Ronaldo Alves da Silva, natural de Natal, trabalhava na equipe de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do município de Canguaretama, a 85 km ao sul de Natal.

Com a inscrição no CRO-RN (RN-CD3818I), Ronaldo era especialista em Implante e desde 2013 trabalhava no município de Canguaretama.

Com a primeira mulher, Cláudia, o cirurgião-dentista deixou uma uma filha Giulia de 14 anos.

No dia 4 de abril passado, Ronaldo fora pai de uma menina Maria Amélia com a sua atual companheira Arthuzya, TPD, com quem vivia desde 2013, após se conhecerem em 2012.

Segundo Arthuzya, Ronaldo conviveu 14 dias com sua filha recém-nascida, e, no dia 17 de abril, teve que ser internado na Policlinica para continuar o tratamento da neoplasia maligna, que se manifestou inicialmente no intestino e foi diagnosticado em 2014.

Depois da cirurgia e tratamento, entre 2016 e 2019, houve metástase, e a doença se agravou após Ronaldo ter perdido a mãe em setembro de 2018, conta Arthuzya.

Para a coordenadora Municipal de Saúde Bucal de Canguaretama, a cirurgiã-dentista Sylvie Graça Cruz, que conviveu com Ronaldo desde 2013, as boas lembranças dele ficam entre colegas, amigos e familiares.

“Ronaldo partiu, nos deixou, restando apenas às boas lembranças para todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Para os colegas e amigos, com quem foi sempre tão prestativo e pronto a ajudar, compartilhando suas experiências e conhecimentos”, disse Sylvie.

A coordenadora de Saúde Bucal destacou que os pacientes sempre foram tão bem cuidados por Ronaldo, que era muito comprometido com seu serviço, “especialmente preocupado com educação em saúde”.

“Para os familiares, que com certeza sofrem a maior dor neste momento tão difícil, fiquemos com as boas recordações de todos os bons momentos que passamos juntos trabalhando desde 2013 em Canguaretama”, afirma.

“Seu jeito tão calmo, bem educado, e sua fala mansa, sempre tão prestativo e preocupado em fazer o melhor no seu trabalho, serão as marcas deixadas em nosso meio por ele, que foi sempre uma pessoa tão doce. Saudades”, escreveu a coordenadora de Saúde Bucal de Canguaretama, lembrando do colega de profissão que partiu cedo.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, lamentou a perda de mais um colega cirurgião-dentista. “Em nome de toda a diretoria do Conselho, manifesto meu pesar pela morte do colega Ronaldo, e que Deus conforte a família neste momento de dor, de saudades”, disse Silva.

Outras Notícias