Diretoria do CRO-RN parabeniza os ASBs e TSBs potiguares pelo seu Dia, 24 de dezembro

A Diretoria do CRO-RN (biênio 2018/2020) parabeniza todos os ASBs e TSBs potiguares pelo seu dia nesta segunda-feira, 24 de dezembro, data oficial comemorativa em todo o Brasil pela passagem do Dia do TSB (Técnico em Saúde Bucal) e do ASB (Auxiliar em Saúde Bucal).

A data oficial comemorativa das duas categorias foi instituída pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Resolução CFO-107/2010, de 11 de novembro de 2010.

O dia 24 de dezembro foi a data foi escolhida em função da promulgação da Lei no 11.889, de 24 de dezembro de 2008, no governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, que regulamentou nacionalmente o exercício das duas profissões.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), Gláucio de Morais e Silva, parabeniza a todos os profissionais auxiliares de odontologia do Estado pelo seu dia, lembrando que “os ASBs e TSBs compõem a equipe da saúde bucal e realizam, entre outras, atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal”.

Segundo Silva, tanto o TSB como o ASB devem atuar sempre sob a supervisão de um cirurgião-dentista.

“CRO-RN reconhece e reitera a importância da atuação desses profissionais no trabalho conjunto com o cirurgião-dentista, prestando apoio no cuidado em prol da promoção e prevenção da saúde bucal da população, tanto nos serviços públicos como no privado”, afirma o presidente do Conselho.