Operação Sorriso 2019 em Mossoró aceita cadastros de pacientes para cirurgias de lábio leporino

Voluntários, equipe médica e paciente da primeira missão da Operação Sorriso em Mossoró em 2016

A Operação Sorriso 2019 em Mossoró chega a sua quarta edição agora em janeiro próximo, com a triagem no dia 14,  mas os cadastramentos dos pacientes já podem ser feitos pelo site da organização não governamental.

Na sua quarta edição, a Operação Sorriso de 2019 em Mossoró oferece 50 vagas para cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina.

A triagem será no dia 14 de janeiro a partir das 8 horas no PAM do Bom Jardim, na Rua Afonso Pena, 311, esquina de Venceslau Braz, Paredões.

As cirurgias serão realizadas no período de 16 a 19 de janeiro no Hospital Wilson Rosado, na Rua Pedro Velho, 172.

O pré-cadastro dos pacientes pode ser feito online clicando aqui neste link

A PROCURA DE PATROCINIO

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do MunicÍpio de MossorÓ, Joel Escóssia, em 2019 termina o patrocínio da Voltalia, uma empresa de energia solar, eólica, hídrica e biomassa que está presente em 18 países, que patrocinou as quatro edições da missão na cidade, em parceria com a prefeitura e o hospital Wilson Rosado.

“Uma missão dessa custa em torno de R$ 400 mil a R$ 500 mil, então nós estamos atrás de empresas, tipo Tempero Regina, Gelice, empresários, universidades que possam pagar uma contribuição mensal de R$ 2 mil a R$ 3 mil, isto não é nada, isto é um funcionário para uma empresa grande, e elas terão direito de imagem, do tipo Gelice patrociona a Operação Sorriso em Mossoró. Nós precisamos encontrar 20 empresas voluntárias para darmos continuidade a Operação Sorriso”, explica Escóssia.

Nos anos de 2016 a 2018 a Operação realizou um total de 167 atendimentos de cirurgias, sendo 53 em 2016, mais 52 em 2017 e 63 em janeiro deste ano.

A conselheira do CRO-RN, Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho, solicita que os colegas dentistas que conheçam crianças ou mesmo adultos com fissuras lábio-palatina em suas bases de atendimentos na Estratégia Saúde da Família orientem os pais e parentes a inscrever os pacientes no site da Operação Sorriso.

“Que os dentistas se reúnam com os agentes comunitários de saúde e peçam para eles façam uma busca na área de atuação do seu bairro ou comunidade rural para divulgar a Operação Sorriso e até mesmo orientar os pais como proceder no cadastramento para realizar a cirurgia reparadora”, diz a conselheira do CRO-RN.

“Os agentes são o elo entre a Unidade de Saúde Básica e a comunidade, daí a necessidade de uma integração dos dentistas com os agentes para ajudar estas crianças que muitas vezes ficam esquecidas, escondidas em suas casas e até excluídas do convívio social por falta de informações”, declara a dentista e conselheira.

Nas três primeiras edições da Operação Sorriso Brasil em Mossoró, a diretora Executiva dessa organização não governamental de ajuda humanitária era Ana Stabel, agora substituída por Charles Rosenburst, que assumiu o cargo em julho deste ano.

Formado em engenharia eletrônica e com curso de formação em psicodrama, Rosenburst iniciou carreira na área de Tecnologia de Informação e depois passou para a área de consultoria de negócios.

Além de crianças e adultos do Rio Grande do Norte, a Operação Sorriso também atende pacientes vindos de municípios vizinhos dos estados do Ceará e Paraíba.

A triagem dos pacientes para as cirurgias é feita por uma equipe multidisciplinar formada por médicos (clínicos e cirurgiões plásticos), cirurgiões-dentistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da área da saúde.

A Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados do RN (APAFIS-RN) vai mais uma vez estará presente à missão de Mossoró, prestando ajuda aos pais e pacientes no período de triagem e das cirurgias.

O presidente da APAFIS/RN, Edivan Silva, e o vice-presidente, Siderley Jatobá, confirmaram presenças na IV missão Mossoró da Operação Sorriso.

Operação Sorriso Mossoró IV

TRIAGEM:

Dia: 14 de janeiro de 2019

Local: PAM do Bom Jardim -  Rua Afonso Pena, 311

Horário: a partir das 8h

CIRURGIAS

Dias: de 16 a 19 de janeiro

Local: Hospital Wilson Rosado - Rua Pedro Velho 172

Mais informações (84) 3318-9071 - (84) 99922-8357 (WhatsApp)

Ligar entre 10h e 12h e das 15h às 17h