Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Ciclo de Atualização Científica do CRO-RN de Pau dos Ferros encerra programação de palestras de 2018

Ciclo de Atualização Científica do CRO-RN de Pau dos Ferros encerra programação de palestras de 2018

O CRO-RN fechou sua programação de educação continuada 2018 com a realização do IVCiclo de Atualização Científica de Pau dos Ferros, nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde (URSAP), que reuniu cerca de 100 dentistas e auxiliares (ASBs e TSBs) de 35 municípios da região Oeste.

A abertura do ciclo foi feita pela conselheira Jane Nóbrega na segunda-feira, 3, com a presença da gerente da VI URSAP, Mona Lisa Torquato, do cirurgião-dentista Maxyek Chaves de Oliveira, representando o sindicato dos Odontologistas do RN, e Jean Carlos Alves, que representou a secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros.

Segundo a conselheira Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, os ciclos de Atualização Científica do CRO-RN já acontecem há 9 anos e “são um importante espaço de troca de saberes, de educação continuada para os profissionais de odontologia (Cirurgião-Dentista, Técnico e Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentaria)”.

As programações dos ciclos são organizadas por três comissões do CRO-RN, a de Políticas Públicas de Saúde, a Científica e a das Auxiliares.

“Este anos os temas foram variados, como “Urgência e Emergência em Cirurgia”, Bruxismo: o que o clínico precisa saber”, “Quando solicitar e como interpretar exames laboratoriais?”,“Estomatologia para Clínicos da Atenção Básica”,  "Manejo Racional da Dor, Inflamação e Infecção em Odontologia”, “ Urgências Endodonticas”, “Radiologia e Odontologia Hospitalar: direitos e deveres dos AsBs e TSBs”, entre outros”, diz a conselheira do CRO-RN.

Jane explica que geralmente os temas das palestras são sugestões de cada região. Os oitos ciclos realizados neste ano contemplaram as 8 Regiões de Saúde do Estado.

“O CRO-RN conta sempre com o bom senso das gestões municipais para liberar os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde para participarem dos ciclos”, diz a conselheira Jane.

“A atual gestão do Conselho ao realizar estes ciclos nas oito regiões do Estado reforça a relevância do comprometimento com a educação continuada e permanente dos profissionais de odontologia, trazendo mais qualidade no atendimento da população atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a presidente da Comissão de Políticas Pública.

CRO-RN ITINERANTE

A conselheira Jane também falou do CRO-RN Itinerante, que visa atender algumas demandas dos cirurgiões dentistas e auxiliares que moram no interior e muitas vezes não podem ir a Natal solicitar alguns serviços, como emissão de carteiras, boletos, atualização cadastral, entre outros.

 Este ano o CRO-RN Itinerante esteve nos ciclos de Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos e Assu.

 

PAU DOS FERROS

A programação de palestras do ciclo de Paul dos Ferro teve na segunda-feira pela manhã o tema sobre “Halitose: um problema de saúde pública”, proferida pelo Dr. Héverton Fernandes Duarte, cirurgião-dentista habilitado em Odontologia Hospitalar pelo SOERN, com capacitação em Halitose pela Aguiar & Rocha e cursando MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção.

Já no período da tarde a palestra foi com o Dr. Luiz Fabrício do Rêgo Torquato, cirurgião-dentista Especialista em Periodontia pela FOB/USP), que ministrou a palestra sobre “Periodontia na Atualidade: conceitos, procedimentos básicos e técnicas cirúrgicas”.

Na terça-feira, segundo dia do ciclo, a palestra do período da manhã foi  sobre “Atendimento Odontológico aos Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) na Atenção Básica”, com a Dra. Áquila Dantas, cirurgiã-dentista do CEO de Assu e Mestre em Ciências da Saúde, que preside a Câmara Técnica de PNE do CRO-RN.

No período da tarde a palestra do Dr. Gláucio de Morais, presidente do CRO-RN, mestre em Química (UFRN) e representante do CFO no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, foi “Quais os medicamentos de uso controlado prescritos pelo Cirurgião-dentista?”

No ciclo de Pau dos Ferros os dentistas e auxiliares doaram uma lata de leite em pó ou fraldas geriátricas que foram depois entregues para Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região, Núcleo de Pau dos Ferros da Associação Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região.

No encerramento do ciclo, o presidente do CRO-RN fez a entrega do Certificado de Inscrição Remida para o cirurgião-dentista Moacir Rodrigues dos Santos, de Martins, 77 anos, com 51 anos de atuação, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1967.

Nos seus 51 anos de atividades na odontologia, o doutor Moacir, que foi vereador e vice prefeito em Martins, nunca respondeu uma infração ética, como destacou o presidente do CRO-RN na entrega do certificado de Remido, um direito que o cirurgião-dentista tem ao completar 70 anos, ficando isento de pagar a anuidade do Conselho.

Casado com a professora Francisca de Assis Neris, o doutor Moacir é pai de três filhos, um deles dentista, outra médica e um professor.  

CICLOS DE 2018

1) IX Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal (1a., 3a. e 7a. Região de Saúde), nos dias 22 2 23 de março;

2) I Ciclo de Palestras Científicas de Santa Cruz (5a. Região de Saúde) - 13 de setembro; 

3) I Ciclo de Palestras Científicas de Apodi - 04 de outubro;

 

4) IX Ciclo de Atualização Científica de Mossoró (2a. Região de Saúde) - 15 e 16 de outubro;

 

5) I Ciclo de Palestras Científicas de Assu (8a. Região de Saúde) - 17 de outubro;

 

6) III Ciclo de Palestras Científicas de Caicó (4a. Região de Saúde) - 21 de novembro;

 

7) III Ciclo de Palestras Científicas de Currais Novos 22 de novembro; - 22 de novembro;

 

8) IV Cício de Atualização Científica de Pau dos Ferros (6a. Região de Saúde) – 3 e 4 de dezembro.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias