Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fiscalização do CRO-RN encontra consultório dentário novo sem funcionar há 2 anos

Fiscalização do CRO-RN encontra consultório dentário novo sem funcionar há 2 anos
A Unidade Básica de Saúde da comunidade de Jurumenha foi inaugurada em 30 de dezembro de 2016

A equipe de Fiscalização do CRO-RN esteve nesta terça-feira, 13, no município de Santa Maria, e visitou a Unidade Básica de Saúde da sede e depois foi até a comunidade de Jurumenha, na zona rural, onde encontrou um consultório novo instalado e sem equipe de Saúde Bucal.

Depois de 15 km em estrada de terra, as fiscais Cyntya Marques e Petula Souza depararam com uma USB nova, entregue em dezembro de 2016, porém não tinha atendimento odontológico, mas existia um consultório novo, todo instalado, mas nunca usado.

A população de Jurumenha, uma comunidade rural com cerca de 500 habitantes, e outras vizinhas, tem que se deslocar até a sede do município, Santa Maria, para ser atendida, em dois dias da semana.

Na placa na parede da UBS deste povoado informa que o nome da unidade é Walmir Antônio da Cruz, o presidente da República é Michel Elias Temer Lulia, o ministro da Saúde é Ricardo José Maganhães Barros, o governador Robinson Mesquita de Farias, o secretário Estadual de Saúde é George Antunes de Oliveira, a prefeita Municipal Celina Amélia Câmara de Moura e o secretário Municipal de Saúde é Raniery Soares Câmara e a inauguração aconteceu no dia 30 de dezembro de 2016.

Ou seja, quase dois anos já se passaram da entrega da unidade e um consultório todo instalado e sem uso mostra o descaso dos gestores com a saúde bucal de seus moradores.

Como 2016 foi ano de eleição municipal, a prefeita então Celina Amélia (PMDB) foi  candidata a reeleição, mas perdeu para o candidato do PSDB, Pedro Henryque Oliveira Urbano, 24 anos, que assumiu a administração municipal em 1 de janeiro de 2017.

Na USB, segundo um servidor, o motivo do não funcionamento do consultório é por problemas nas instalações elétricas da unidade. O servidor disse à equipe de Fiscalização do CRO-RN que a energia elétrica da unidade vem de uma escola próxima.

O CRO-RN vai agora acionar o ministério Público Estadual para que a população de Jurumenha e arredores possa ter atendimento odontológico naquela USB e não seja obrigado a se deslocar até a sede do município. A Câmara Municipal de Vereadores e o Conselho Municipal de Saúde também serão comunicados da situação.

No Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde não consta nenhuma equipe de Saúde Bucal na USB de Jurumenha.

A Fiscalização também visitou a USBs do centro de Santa Maria, onde atua uma equipe de Saúde Bucal. O município tem cerca de 5 mil habitantes e duas equipes de Saúde Bucal. A segunda equipe que deveria atender na comunidade rural de Jurumenha atende duas vezes por semana na sede do município.  

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias