2. Artigos

Reabilitação Oral, planejar é preciso!

Para obtenção do êxito em Reabilitação Oral, é necessário um bom conhecimento do sistema mastigatório e todas as suas funções, bem como realizar um planejamento de excelente qualidade.

A anamnese do paciente, o exame clínico, radiográfico e os modelos montados em articulador semi-ajustável são elementos imprescindíveis para o êxito do trabalho.

O protesista tem que se esmerar no preparo dos elementos dentários, nas moldagens, nas transferências e na confecção dos provisórios, assim como ter um bom relacionamento com o Técnico em Prótese Dentária, visto que os maiores fracassos em Reabilitação Oral ocorrem em função da falta de diálogo e interação entre ambos, os quais muitas vezes se comunicam apenas pelo telefone e não discutem o caso em todos os seus aspectos funcionais e estéticos.

Esta falta de diálogo leva sempre a uma condição insatisfatória dos trabalhos, o que desagrada ao paciente e gera conflitos entre o dentista e o protético.

A repetição de uma Reabilitação Oral é sempre economicamente custosa, gerando muitas vezes conflito entre as partes envolvidas. Neste caso particular, o tempo é o insumo mais importante e mais difícil de ser calculado.

Um paciente insatisfeito propaga de forma negativa o nome do profissional e, às vezes, leva o caso ao Conselho Regional de Odontologia ou à Justiça Comum, alegando negligência e imperícia.

Esta situação é tão dramática nos Estados Unidos, que os profissionais contratam seguros, para prevenir reclamações dos pacientes. Isto ocorre tanto em Odontologia como na Medicina, principalmente em cirurgia plástica, em virtude da estética ser hoje considerada quase uma especialidade.

O conhecimento do Sistema Estomatognático e um bom planejamento são a pedra de toque no êxito de uma Reabilitação Oral.

A responsabilidade do Reabilitador Oral é grande pois ele trabalha em um sistema extremamente complexo e bonito que engloba estética e função.

Com esse sistema mastigamos, sorrimos e deglutimos. Com ele também nos comunicamos através da linguagem e exalamos o último suspiro no adeus a vida.

Em Reabilitação Oral, planejar é preciso!!!!!!!

Givaldo Soares (Cirurgião-dentista)

Givaldo Soares